quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Isso vai passar



Por hoje... pensemos na idéia a seguir:

A tradição ‘sufi’ conta a história de um rei que vivia cercado de sábios. Certa manhã, enquanto conversavam, o rei mostrava-se mais calado que de costume.

“O que passa com Vossa Majestade?”, perguntou um dos sábios.

“Estou confuso”, respondeu o rei. “Às vezes, me deixo dominar pela tristeza, sinto-me impotente diante de minhas tarefas. Outras vezes, fico embriagado com o poder que tenho. Gostaria de um talismã que me ajudasse a estar em paz comigo”.

Os sábios – surpresos por tal pedido – ficaram longos meses confabulando. No final, foram até o rei com um presente.

“Gravamos palavras mágicas no talismã. Leia-as em voz alta, sempre que estiver muito confiante, ou triste demais”, disseram.

O rei olhou o objeto que havia pedido. Era um simples anel de ouro e prata, mas com uma inscrição: “Isso vai passar”.

A ideia de tudo isso é: por pior ou melhor que seja o momento pelo qual passa, lembre-se sempre: Isso também vai passar.

Imagem: Ligia Borges

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

A palavra de ordem é sustentabilidade

Do jeans às compras públicas a ideia é a sustentabilidade. Nunca se falou e escutou-se tanto falar de preservação ambiental, mudanças climáticas, aquecimento global, eco bags, reciclagem. Estas são as palavras de ordem da mídia, dos discursos de autoridades, das empresas, dos ambientalistas, é claro. Mas o que vem a ser essa tal de sustentabilidade?


O conceito não é tão recente. Surgiu por volta dos anos 70, quando despontou com força a ideia de Desenvolvimento Sustentável, ou seja, começou-se a pensar num modelo de desenvolvimento econômico, político, social, cultural e ambiental equilibrado. A chave do desenvolvimento sustentável é a satisfação das necessidades da geração atual, sem comprometer a sobrevivência das gerações futuras.


Hoje, os desastres ambientais, as catástrofes, o consumo desenfreado, o aumento nas temperaturas, o acúmulo e o excesso de tudo tem obrigado as pessoas a retomarem este conceito, a fim de garantir a própria existência do planeta (sem exageros), num futuro próximo.


Aqui no Brasil, o Governo Federal resolveu dar o exemplo: uma Instrução Normativa do Ministério do Planejamento, de janeiro deste ano, determina que a sustentabilidade seja um dos critérios utilizados na aquisição de bens e na contratação de obras e serviços da Administração Pública. Com esta atitude, espera-se também que a máquina pública utilize os recursos públicos de forma sustentada, visando à economia e à redução do consumo de energia e água, assim como a utilização de tecnologias e materiais que reduzam o impacto ambiental.


Na outra ponta, os empresários também estão ligados na sustentabilidade. A indústria da moda, por exemplo, tem incorporado este conceito no desenvolvimento de peças de roupas orgânicas, projetadas de forma a economizar água, sabão e energia. É o caso do jeans ecológico. Segundo a Revista Istoé, a novidade foi apresentada numa feira sobre sustentabilidade em Berlim no ano passado.


Aqui no Brasil, uma empresária resolveu adaptar as técnicas e desenvolveu o jeans que não é lavado nem precisa passar. A peça fica limpa apenas no processo de congelamento, no freezer caseiro. O material do qual é feito as roupas é orgânico (algodão, fibras e tingimentos) e não leva agrotóxico em nenhuma das etapas- da matéria-prima á confecção. Mas aviso aos navegantes, o preço do jeans ainda não é tão acessível. Deve ficar em torno de R$ 300.Contudo, vale lembrar que existem “Ns” formas de ser sustentável. Para finalizar, uma pequena listinha:



  • Apague a luz quando não estiver num ambiente;
  • Evite deixar os aparelhos no modo stand by, eles continuam consumindo energia;
  • Feche a torneira enquanto escova os dentes. O mesmo vale para o chuveiro;
  • Utilize o transporte público, a bicicleta, seus pés para se deslocar para o trabalho, escola, etc;
  • Economize papel, imprima só quando for realmente necessário.


Imagem: Revista Istoé