quarta-feira, 6 de julho de 2011

Com a palavra a primeira-dama dos EUA



Por Ligia Borges


Passei a admirar a primeira- dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, na sua passagem pelo Brasil em março deste ano. Com simplicidade ela se dirigiu a uma platéia formada por crianças e adolescentes, em Brasília, e os incentivou a estudar. Ela falou sobre uma das coisas que considero essencial para que qualquer pessoa possa superar as barreiras e vencer: a educação.

A boa educação é a chave para que o ser humano possa mudar a sua realidade e transformar o mundo em um lugar melhor. O discurso dela me tocou profundamente porque sou daquelas pessoas que se emocionam ao ver numa reportagem crianças percorrendo quilômetros a pé, de bicicleta, de barco, enfrentando chuva, lama, buraco para ir até a escola.(Confira a reportagem: Crianças enfrentam dificuldades para estudar no MS)

Me emociona ver um professor que praticamente tira o dinheiro do próprio bolso para estar numa sala de aula alfabetizando crianças, sem a mínima infraestrutura, pelo puro e simples prazer de ensinar e desejar um futuro melhor para os seus alunos.

Mas voltando ao discurso da primeira- dama. Ela disse uma coisa que se cada um de nós praticasse, certamente, teríamos um mundo melhor. Por meio do esforço, da persistência e da dedicação é possível realizar todos os sonhos. Com o estudo e o trabalho é possível chegar lá. Mas para que a roda não pare de girar, você também deve estender a mão e ajudar outra pessoa a também chegar aonde você chegou. É possível, basta ter força de vontade e tentar.

Abaixo, tomei a liberdade de editar alguns trechos do discurso da primeira-dama:

“ Eu já fui jovem há muito tempo e, como muitos de vocês, minha família não era rica. Meus pais são umas das pessoas mais inteligentes que eu conheço, mas não conseguiram concluir a faculdade, não tiveram as oportunidades que eu tive. Não tínhamos muito dinheiro e morávamos num apartamento muito pequeno. É incrível lembrar o quanto aquele apartamento era pequeno. Meu irmão e eu dormíamos no mesmo quarto. Mas o que nunca nos faltou, sem dúvida, foi muito amor.

Sempre fomos cercamos por muito amor, tanto meu irmão como eu, cercados por pessoas que nos amavam profundamente, que nos divertiam, e que nos lembravam o quanto éramos inteligentes e especiais e, acima de tudo, que nos ensinaram que a coisa mais importante era ter uma boa educação. Eu sabia que tinha que estudar muito, sabia que tinha que trabalhar muito, que tinha que permanecer focada, como tantos de vocês são focados, para conseguir alcançar meus sonhos. Não havia nada na minha vida que garantisse que um dia eu viria a ser a primeira dama dos EUA ou que eu estaria aqui hoje falando com vocês.

Cometi erros ao longo do caminho, mas sempre que cometia um erro eu me levantava, sacudia a poeira e seguia em frente. E o presidente Obama, a história do presidente Obama, é muito semelhante a essa, parecida com a de vocês e com a minha. Ele também cresceu sem ter muito dinheiro, não era o melhor aluno da classe. Hoje ele é muito sabido, mas demorou muito tempo para chegar lá.

Aprendi muito tempo atrás que não importa quem você é ou de onde você vem, desde que esteja disposto a sonhar grandes sonhos e de se esforçar ao máximo para alcançá-los e aceitar todos os riscos ao longo do caminho. O importante é saber que tudo é possível. Quero que olhem para mim e vejam que tudo é possível, por isso estou aqui, por isso estou dirigindo minha palavra a vocês. Não há nenhuma razão para que vocês não possam estar aqui no meu lugar no futuro.

Espero que todos vocês continuem se esforçando, que todos vocês continuem apoiando um ao outro, que continuem a trabalhar como uma comunidade, apoiando-se mutuamente, que vocês possam incentivar uns aos outros, que sejam a base uns dos outros, e à medida que caminham, olhem para trás e estendam a mão para alguém e incentive essa pessoa e ajudem outros a chegar lá. É isso que acho que eu estou fazendo, sinto que minha obrigação não é apenas falar aqui com vocês, mas inspirar outros jovens também.
Quero ver tudo que vocês têm a compartilhar conosco, o mundo é nosso cenário.

Precisamos de jovens inteligentes e energéticos que vão consertar os problemas do mundo. Vocês estão mais do que prontos, mais do que preparados. Estou muito feliz e muito empolgada com a perspectiva de tudo que vocês mostrarão ao mundo no futuro. Muito obrigada por estarem aqui, muito obrigada por compartilharem tantas coisas...”

(Michelle Obama 19/03/2011)