domingo, 7 de março de 2010

Em busca do Equilíbrio

A natureza é o maior exemplo de equilíbrio

Ah se parássemos um pouquinho a nossa rotina. Poderíamos observar que grande parte dos nossos males se originam da falta de equilíbrio. Assim, poderíamos mudar de postura e buscar o equilíbrio nas nossas vidas, na relação com a natureza e com o próximo.

Já observaram como a natureza é perfeita? Como tudo tem seu tempo, acontece na hora certa, numa perfeição que até hoje a ciência não consegue explicar? O segredo disso tudo é simples: a natureza funciona em perfeito equilíbrio. Mas quando, porventura, este equilíbrio é abalado, o resultado nós já sabemos: temporais, terremotos, aquecimento global, fome, miséria e por ai vai.

Contudo, encontrar este equilíbrio não é uma das tarefas mais fáceis, caro leitor. O ser humano tem uma tendência nata ao exagero. Muitos não sabem a medida certa: bebem, amam, sujam, gritam, comemoram demais. Perceberam como até as coisas boas quando passam do ponto são prejudiciais? “Tudo que é demais, enjoa”, olha ai a sabedoria popular nos aconselhando a buscar o equilíbrio.

A busca do equilíbrio em todas as áreas das nossas vidas pode ser o segredo do sucesso e do bem-estar consigo mesmo. Até mesmo porque é muito difícil ficar plenamente bem quando alguma área da vida está fora do eixo.

Quer um conselho, comece a observar mais a natureza e tente trazer este equilíbrio para a sua vida. Comece buscando a medida certa, daqui a pouco você encontra a dose ideal, fuja do exagero!

Na busca do equilíbrio, siga esta idéia:

Noites de sono bem dormidas são essenciais para o equilíbrio do nosso corpo e da nossa mente. Portanto, algumas dicas: tenha entre 7 e 9 horas de sono diariamente; evite “beliscar” comida antes de dormir e ingerir líquidos; desligue todos os aparelhos que emitam luzes piscando - você pode achar que não está vendo nada, mas seu cérebro vê; evite despertadores barulhentos e prefira os que aumentam o som gradualmente; e tente ir para a cama mais cedo.
As dicas acima foram sugeridas por especialistas no programa Alternativa Saúde, do canal GNT.

Imagem: Ligia Borges

2 comentários:

  1. Saudações minha cara!

    Esse é um tema que me interessa bastante, e que já rendeu debates interminaveis em meu circulo de convivência. De uma forma concisa, vemos o ser humano, ele é certamente uma simples espécie, no entanto, quebrou as até então consideradas barreiras naturais, transformando-se em uma catastrofe ambiental. O ser humano produz extinsões em massa, fora ele, somente eventos naturais como glaciações ou um asteróide gigantesco foram capazes de tamanha façanha. Perceba, minha cara Ligia, que provamos nossa competência como verdadeiros protagonistas de nossa própria destruição e também de nossos semelhantes. Essa questão do equilibrio, realmente o serhumano ter alguma interferencia sobre o funcionamente da mãe Terra. Mas, minha cara, nossa Mãe é muito poderosa! Ela não vai ruir, e isso é fato consumado. Em primeiro lugar, o ser humano é infinitamente fragil frente ao seu planeta. E as medidas de equilibrio, vem sempre em busca da salvação das espécies. O planeta nao precisa ser salvo, ele simplesmente varre milhões de espécie de sua biosfera, e em alguns milhoes de anos, reconstroi tudo novamente, e o ciclo permanece... Mas enfim, sem mais delongas, so que gostaria de igualmente salientar, que existem fenomenos naturais que são bastante violentos, e que fazem nossa intervenção no meio parecer simplesmente irrisória. Mas não me compreenda mal, nao estou defendendo a depredação do meio, por favor, por exemplo, mais de uma vez na historia vulcoes em uma so erupçao lançaram mais gas carbonico na atmosfera do que toda quantia emitida pela raça humana em seu historia de industrializaçao.
    Finalizante, há que estar atento, as idéias mal explicadas que veiculam na midia, que escondem grandes interesses regados a muito dinheiro e ganancia...
    tenho que ir, outra hora nos falamos
    aguardo sua visita no blog, sou jornalista e escritor.

    Hasta!

    ResponderExcluir
  2. Me parece que a melhor forma de buscar o equilíbro com a natureza ( e fazer esse equilíbrio refletir em você),ou seja, nos dois sentidos que você aponta é realmente..estando em contato com ela.
    Esse tipo de sensação só pode ser esclarecida quando se passa uma tarde de frente para as ondas do mar, ou deitado em um gramado verde, ou ainda, enfiando o pé na terra vermelha. É a melhor estratégia de resgate com essa nossa metade humana, mas também animal, ligada com a mãe natureza.

    ResponderExcluir