quarta-feira, 18 de maio de 2011

Consideração: passe essa mensagem adiante!



Por Ligia Borges

O título deste post fala sobre consideração, mas as idéias expostas aqui tratam justamente da falta dela, algo tão marcante e comum nas relações entre as pessoas nos dias atuais. Não sei se a falta de consideração é produto do nosso tempo, ou se sempre existiu, mas fato é que esse fenômeno é algo que me incomoda bastante, em absoluto, e parece que não estou sozinha nessa empreitada. Cada vez mais tenho escutado várias pessoas martelando nesta mesma tecla, conversa vai conversa vem, a reclamação é sempre a mesma, ninguém agüenta mais essa tal falta de consideração.

É o vizinho e a música alta no apartamento madrugada adentro, é o motorista de táxi querendo dar o calote, é o colega de trabalho que passa por cima de você para se dar bem com o chefe, é o amigo que toma uma decisão que diz respeito a você sem te consultar, é a pessoa que você conhece num dia, te faz mil promessas e some na semana seguinte. Pensa que acabou??? Não... por aí vai, a lista de foras é gigantesca, inúmeras são as situações.



Ter consideração por alguém é se colocar no lugar do outro, é fazer esse exercício diariamente, ou pelo menos de vez em quando. Se colocar no lugar do outro é pensar como você se sentiria se fosse tratado de tal forma. É algo tão simples ... A consideração se baseia também na importância que damos a alguém que é importante para a gente, ou que foi, em algum momento de certa forma. É sinônimo de respeito pelo outro.

A consideração se apóia no valor que atribuímos às situações vivenciadas e que nos deram algum prazer, nos fizeram bem, mesmo que tenham sido momentaneamente. É ter o outro em boa conta, mais uma vez, é sinônimo de respeito pela outra pessoa. Ninguém precisa se dar com todo mundo, mas respeito é o mínimo que devemos ter em relação ao outro.

2 comentários:

  1. Por que eu não te seguia, hein?
    Sister que me mata de orgulho! =)

    ResponderExcluir
  2. Adorei a idéia. Passei adiante no meu face.
    Um gesto simples que soa aos ventos e tras de volta muitas coisas boas.

    ResponderExcluir