sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Barack lá, Lula cá...

Alguém poderia imaginar que em tão pouco tempo, um país como os Estados Unidos - historicamente criticado por não conseguir intermediar conflitos mundiais como o do Afeganistão, de Israel, do Irã, do Iraque, da Coreia do Norte, só para citar os mais atuais - receberia a notícia de que o seu presidente seria congratulado com o Nobel da Paz?

Pois é... sinal de que os tempos estão mesmo mudando, mais do que isso, sinal de que a história de um país é construída por pessoas, e que um líder como Obama não governa sozinho, mas a sua personalidade e os seus valores são o diferencial estratégico na definição da política do seu país.

Mas afinal de contas, o que Obama fez de tão importante para merecer um Nobel da Paz, em tão pouco tempo governando os Estados Unidos? Pode parecer irrelevante para alguns, contudo a sua postura pacifista e de incentivo ao diálogo entre as nações, o fez merecedor deste prêmio. Ao receber a notícia, na manhã desta sexta-feira (9), Obama resumiu em poucas palavras o que este prêmio representa “Para ser honesto, não acho que mereça estar na companhia de tantas figuras que transformaram o mundo. Mas também sei que este prêmio reflete o tipo de mundo que esses homens e mulheres, e que todos os americanos, querem construir”. É isso presidente, na verdade, este prêmio representa um incentivo à postura que o mundo espera das terras de lá...

Enquanto isso, cá em terras de palmeiras onde canta o sabiá, esperamos o lançamento do filme “ Lula, o Filho do Brasil”, um relato biográfico da trajetória de vida do presidente Lula. Dirigido por Fábio Barreto, a estréia está marcada para o dia 1º de janeiro.

Fonte Imagem: IG imagens
Fonte Vídeo: G1
Assista ao trailer:

2 comentários:

  1. Parabéns pela escolha do tema quentíssimo, por sinal. As relações internacionais estão em alta.
    Concordo com a postura pacifista do Obama, concordo que Obama não governa sozinho. Haja visto que o orçamento dos EUA para fins militares aumentou em seu governo. Isso é pacifismo ou os EUA apenas se protegem? Sei que é complicado vencer o lobby da indústria armamentista sei também que existe uma máquina poderosa por tras. Bill Clinton fez mais que Obama. Acho precoce dar um prêmio dessa magnitude em tão pouco tempo.
    Quais sãos os planos do Obama para o mundo? O que ele acha que deve ser feito no Afeganistão e Iraque? E o que ele tem feito para que o achar se torne ação?
    Os valores são validos sim, mas seguidos de ações concretas. Obama ainda não fez nada concreto em relação a isso.
    Como não sou pessimista, fico na torcida de que este Nobel não seja lembrado no fututo como a maior gafe da academia sueca. Torço para que todo esse sentimento do pacifismo, diálogo e tolerância se torne verdade.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, não tenho muito que comentar sobre o Prêmio Nobel da Paz de Obama. Concordo também que um país é feito de pessoas, e acho que ele traz um pouco de "humanidade" na identidade do norte-americano. Transmite um outro de tipo de representação do país. Particularmente,eu gostei muito da campanha dele e do que ele representou como presidente eleito, mas ainda não tenho visto muito que pudesse justificar o prêmio. De qualquer forma, me parece que qualquer é um pacifista após a campanha belicista e segregacionista da administração de George W. Bush.

    De qualquer forma, para mim, a notícia mais feliz disso tudo foi saber que esse filme será exibido ( e eu nem sabia da existência dele). Aguardo ansiosamente para assistir o relato da trajetória do sindicalista....

    abs e sucesso

    ResponderExcluir