segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Nossa Senhora Aparecida




Estou acostumada a escutar a história do aparecimento de Nossa Senhora Aparecida - padroeira do Brasil - desde pequena, hoje resolvi, eu mesma, contá-la aqui:

O dia estava ensolarado e bonito. Os três amigos pescadores colocaram a rede no cesto e rumaram em direção ao rio Paraíba do Sul, localizado no estado de São Paulo. Mas naquele dia, algo de diferente aconteceria: jogaram a rede no rio, uma, duas, três, quatro vezes e nada, nenhum peixinho. Isso nunca tinha acontecido antes, todos os dias eles pescavam e voltavam para casa com o suficiente para alimentar suas famílias. Foi então que já cansado e um tanto desanimado, um deles resolveu jogar a rede pela última vez. E viu que um peso enganchara na trama da redinha. Foi quando ele pediu ajuda ao outro pescador e juntos encontraram o corpo de uma santa. Espantados, resolveram atirar a rede ao rio mais uma vez, e novamente foram surpreendidos, agora, com a cabeça da imagem. Os três pescadores pegaram um pouco de barro e juntaram a cabeça e o corpo da santa. Neste momento, vários peixes começaram a pular na água. Eles nunca tinham pescado tanto. Voltaram para casa com os cestos cheios de peixes ...

Há mais ou menos dois anos estive na cidade de Aparecida, em São Paulo, e pude ver de perto o lugar, o rio, a cidade onde se passou este episódio. A Basílica é uma das mais suntuosas que já conheci. Acho que cada um de nós, que tiver oportunidade, um dia deveria conhecê-la, independente de religião, credo ou qualquer coisa.

A energia, o tamanho, a paz que se pode vivenciar lá dentro é indescritível. A devoção e a fé das pessoas renova os ânimos de qualquer ser, e transforma quem passa por lá, torna-nos mais fortes. É um lugar cheio de histórias, cada pessoa que passa naquela cidade deixa um pouco de si. Um dos lugares que mais me chamou atenção na Basílica foi uma sala gigantesca onde as pessoas deixam pertences em agradecimento as graças alcançadas. São objetos pessoais, documentos, provas, fotografias e como tem fotografias, são murais que encobrem as paredes, de cima abaixo.

Hoje, 12 de outubro, feriado nacional, dia de Nossa Senhora Aparecida, as ruas da cidade devem estar abarrotadas de pessoas, e com certeza aquela sala terá muito mais histórias do que ontem. Posso fechar os olhos e visualizar, neste momento, como o maior santuário mariano do mundo, título consagrado à Basílica pelo papa João Paulo II em sua visita ao Brasil em 1980, deve estar pequeno para abrigar tamanha fé do brasileiro. Que nossa senhora abençoe todos vocês!!!
Fonte Imagens: Arquivo Pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário