quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O que faz você feliz?


Cenas do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain


Gosto muito de cinema, mas sempre fico com um pé atrás quando me recomendam muito assistir a um filme. É chato admitir, mas devo dizer que sou daquelas pessoas que criam muitas expectativas, tenho um “q” de personalidade platônica, idealizo demais. Daí não dá outra... acabo me decepcionando. Mas com O Fabuloso Destino de Amélie Poulain foi diferente.

Perdi a conta das pessoas que me recomendaram assistir a este filme, nas rodas de amigos, nas conversas, entre uma pizza e outra, quando se falava de filme tudo sempre acabava em Amélie Pulain, e é claro tinha sempre alguém para dizer: ” ah não acredito que você não assistiu ao fabuloso destino de Amélie”. Eu me sentia um peixe fora d’água, sabe.

Foi então que estes dias, um amigo me convidou para assistir a um filme e resolvemos ver o tão recomendado Fabuloso Destino... Meu amigo, já conhecia a história de Amélie, mas como inúmeros outros fãs da película não se incomodou em revê-la. Pois então, este é um filme francês (título original, Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain ,2001), dirigido por Jean-Pierre Jeunet. Segundo informações do Jornal Folha de São Paulo, foi assistido por 20 milhões pessoas no mundo inteiro, recebendo cinco indicações ao Oscar na época.

O filme fala dos pequenos prazeres da vida. Amélie, personagem interpretada pela atriz Audrey Tautou é daquelas pessoas que fica feliz com as pequenas coisas como atirar pedrinhas na água e ver as ondas que se formam, enfiar a mão num saco de grãos, quebrar o cream brulée com a colher. Esta jovem se muda para Paris, onde encontra na sua nova casa uma pequena caixinha escondida numa parede. Ao se deparar com este objeto, a senhorita Poulain resolve procurar o dono para lhe devolver a caixa. Ao presenciar a felicidade do homem em ter o objeto devolvido, Amélie se empenha na tarefa de mudar o destino das pessoas a sua volta por meio de pequenos gestos. O que faz Amélie, na verdade, é ajudar as pessoas a encontrar a felicidade nas pequenas coisas, e enxergar o que está bem embaixo do nariz delas.

O filme nos faz parar e pensar em como a felicidade está muitas vezes nos pequenos detalhes da vida, e que na maior parte do tempo passam despercebidos por nós. Como é bom assistir a um por do sol; gabaritar uma prova; encontrar a solução para um problema o qual você ficou dias matutando; receber o telefonema de alguém com quem você não fala há tempos; encontrar dinheiro esquecido num bolso da calça; escutar por acaso alguém falando bem de você, sem que esta pessoa saiba da sua presença ali; jogar conversa fora; rir até a barriga doer; sentir o cheiro de terra molhada; comer brigadeiro de panela; receber um abraço apertado de quem você gosta muito; fazer as pazes com quem você brigou por besteira e por ai vai...


O que faz você feliz? é o tema da camapanha publicitária da rede Pão de Açucar

Foi pensando nesta idéia de felicidade encontrada nas pequenas coisas que em 2007, a rede de supermercados Pão de Açúcar lançou a campanha publicitária O que faz você feliz? A proposta da campanha, defende os idealizadores, é fazer com que “ todos possam se conectar a uma nova atitude no modo de ver a vida e transformar o ordinário do dia-a-dia em extraordinário”.

Pelo jeito a campanha agradou aos consumidores, uma vez que os publicitários continuam apostando nela até hoje. Contudo, mais do que chamar atenção para o fato de produtos que fazem as pessoas felizes poderem ser encontrados na rede Pão de Açúcar- objetivo primeiro almejado pelo grupo - está também o fato das pessoas que assistem ao comercial na televisão e escutam o Jingle (canção) serem levadas a pensar no que realmente as fazem feliz.



O que faz você Feliz?

"O que faz você feliz?"
A lua, a praia, o mar
Ser amado e amar
Brincar até cansar ou trabalhar
Correr sentindo o vento
Ou correr contra o tempo
Botar o pé no chão
ou só sonhar
Um filme uma conversa boa
Passear e rir à toa
O que faz você feliz?
Acordar sempre tarde
Comer um chocolate
O que você prefere, então me diz
Não deixe a vida passar debaixo do nariz
O que faz você feliz?
O que faz você feliz?
O que faz você feliz?
Pão de Açúcar. Lugar de gente feliz.



Eeeei , agora eu quero saber aqui: me diz o que faz você feliz?
Fonte Imagens: Divulgação filme Folha de S. Paulo/ Arquivo Pessoal/ Site Pão de Açucar

Um comentário:

  1. Ahhhhhh, enfim vc viu amelie poulain...aliás acho que fui uma das pessoas que indicou o filme..rs Algo que me deixaria feliz? Que tal a manhã na praia, almoçar algo delicioso, um descanso,claro, uma boa massagem relaxante, depois um passeio por lojas com um cartao de crédito sem limites e uma noite perfeita...rs È... acho que ficaria feliz num dia assim...

    ResponderExcluir